3/18/2010

produto bom ?


Afinal o que é um produto "bom" ?
Muitas vezes me deparo com situações curiosas envolvendo essa pergunta e cada vez mais acredito que as pessoas respondem à ela sob o prisma de suas culturas de negócio específicas. Aqui no Brasil os empresários em geral são passionais e românticos, eles tem afeto pelos negócios e muitas decisões transitam pela esfera dos sentimentos e instintos. Isso é extremamente positivo para criar ambientes criativos e dinâmicos nas empresas, o fluxo das emoções enriquece as estratégias e flexibiliza os negócios. Ao mesmo tempo, essa real paixão pelas empresas (e produtos) conturba o discernimento na hora de julgar a qualidade de produtos e serviços. Quantas e quantas vezes já visitei empresas cujos websites eram totalmente inadequados para seus negócios, por exemplo empresas de logística com animações toscas e musiquinhas ou fabricantes de alimentos com páginas de especificações detalhadas para cada produto mas sem informação alguma sobre as certificações da empresa. Mesmo após meu "alerta" , os websites continuaram da mesma forma. Como dizem, a paixão é cega.
O traço romântico das empresas pode ser observado por exemplo nas feiras de negócios. Em geral o foco de nossas empresas está muito mais no aspecto social do evento do que na estratégia de mercado. Desse modo, muitas vezes vultosos recursos são investidos na produção do estande mas pouco ou quase nenhum tempo é investido numa comunicação de qualidade, desde a elaboração de um simples folder até o "script" do pessoal de vendas. Quem trabalha com marketing de grandes feiras sabe que o que fica gravado na mente dos visitantes é muito mais o que foi dito do que o que foi visto.
O que dizer então de logotipos, marcas e embalagens... Essas são áreas nas quais a paixão e o sentimentalismo são forças predominantes na maioria das pequenas e médias empresas.
Voltando ao tema original, o que é um produto bom ? O produto tem que ser bom do ponto de vista do cliente. Em 1999 eu iniciei um projeto para exportar cachaça brasileira e por isso visitei vários produtores, desde as grandes destilarias até os pequenos alambiques artesanais. Para as grandes destilarias (algumas delas ligadas a grupos estrangeiros) o produto bom era a cachaça que vendia. Ou seja, produto bom é produto que vende. Porque se o produto vende significa que os clientes ou estão satisfeitos, ou não tem uma melhor alternativa no mercado. Já para os produtores artesanais... Um deles estava com problema de vendas, carregando um estoque elevadíssimo por vários anos. Sabe por que ? Porque ele como consumidor apaixonado pela cachaça brasileira resolveu investir no negócio. Em pouco tempo, ele conseguiu chegar num produto que na opiniçao dele, era "melhor que uísque escocês doze anos". O rótulo da cachaça era a foto da fachada da fazenda dele e obviamente a marca era o próprio nome da fazenda num total de 22 dígitos. A embalagem que ele escolheu foi a mesma que outras centenas de empresas também usavam. Porém, como era um produto especial, o produtor desenvolveu uma caixinha de madeira que era acondicionada dentro de um saquinho de veludo vermelho. Em suma, ele desenvolveu um produto para ELE e não para o cliente. Por isso o produto não vendia. Quando eu falei isso, ele ficou ofendido.
Outro dia mesmo, um cliente meu me ligou reclamando de que um lote de mel exportado havia chegado no destino um pouco fora da especificação combinada. De pronto, liguei para o exportador para investigar o problema e escutei isso : "esse mel é o melhor mel do Brasil, um mel espetacular, esse cliente vai reclamar só porque está alguns milímetros fora do esperado ?" . Esse exportador, além de muito meu amigo é extremamente profissional e dinâmico. Mas mesmo assim não conseguiu escapar dessa herança atávica que carregamos : essa passionalidade maravilhosa que nos faz diferentes de todo mundo. Eu não sou exceção à regra, ao contrário. Mas procuro aproveitar também o contato com outras culturas para melhorar e tornar as diferenças ainda mais eficientes para os negócios. Sim, na minha opinião, produto bom é produto que vende e que é entregue de acordo com o combinado. Mas que a dita cuja da cachaça era boa, ahh, isso era !

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