3/19/2010

carpe diem



Bem normal topar com pessoas que ainda não perceberam a insignificância individual de cada um de nós. Desde que descobri, ainda criança, que o universo tem bilhões de anos e que o homo sapiens apareceu há pouco mais de 10 mil anos, eu já desconfiava disso, da nossa irrelevância. Depois, já adolescente me meti a ler Schopenhauer aproveitando a estante de livros de um tio pustiço que morava na casa de meus pais. Daí ferrou de vez. Além de ter aumentado minha convicção anterior, comecei a nutrir um certo desprezo intelectual pela maioria das pessoas, principalmente as "sabidas". Já mais maduro, até tentei acreditar em Deus e, por consequência, na viabilidade do plano humano na Terra via redenção dos pecados. Não deu certo. O legal de tudo isso é que percebi que é plenamente viável ser cético e feliz ao mesmo tempo. Na verdade, o ceticismo empurra-nos para a felicidade pois se vc não acredita no amanhã, vc tende a viver o HOJE de modo intenso e melhor. Anos passam rápido para nós. Para o Universo os séculos são segundos. Vivendo meus dias de carpe diem aprendi que o grande barato da vida está em pequenos gestos de solidariedade e gentileza. Um bom dia desejado a quem não espera e precisa, um sorriso gratuito, o estender de uma mão despretenciosa, um ato impulsivo de heroísmo. Isso é o que vale os poucos segundos da nossa existência diante do Universo. Eu passei os últimos 6 meses frequentando o Hospital do Câncer em SP. Quando eu comecei a frequentar as salas de espera (quimio e radioterapia), acompanhando minha esposa, ninguém se falava e todos viviam seus momentos de dor e doença. Com o passar do tempo comecei a puxar papo com todo mundo, falar de futebol, receita de bife à milanesa, política, etc. O ambiente foi mudando muito. Os pacientes começaram a sorrir, às vezes gargalhar. As enfermeiras me escreveram uma carta, me agradecendo. Mas o que mais me deixou feliz foi saber que sem ter que gastar um centavo, sem ter que fazer qualquer sacrifício, eu consegui melhorar a vida de várias pessoas, mesmo que por poucas horas. A vida é isso. Poucos segundos que temos. Nunca sabemos qual será o último ! Carpe Diem. É melhor ser gentil do que estar certo.

1 Comments:

At 9:38 AM, Blogger Unknown said...

Olá John,
Passei por aquí p/ ver o que vc postou sobre a Floranectar e ví essa sua narrativa, sensacional!!Desculpa mas não podia deixar de comentar. Não consigo sequer imaginar como uma pessoa tão inteligente, maravilhosa e bem sucedida como vc pode não acreditar em "Deus". Assim como também não posso olhar ao meu redor ou extender meu olhar até o horizonte...tudo sincronizado e pensar que "Deus" não existe. Meu consolo é saber que vc ainda está vivo e assim ainda tem a chance de buscar o seu Criador e se conciliar com "ELE". É tempo de aprender a conviver com quem a gente quer passar a ETERNIDADE. Leia o livro A CABANA...quem sabe isso possa te ajudar.
abraço

 

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.

<< Home